Novidades
recent

Nossa história ao chão

 Rua Oliveira Botelho, centro da cidade, antes dos imóveis virarem estacionamento

Triste realidade que vivemos em nossa Nova Friburgo. Construções históricas, centenárias, vão ao chão por simples falta de gestão e vontade dos nossos governantes.

Anteriormente já havia feito uma postagem sobre esse assunto. Mas, cada vez que vejo uma comparação entre as nossas ruas como eram antes e como estão agora, me causa angústia.

Isso acontece pois conhecemos o valor de manter a história de uma cidade viva, por meio de suas construções. Muitas cidades vivem disso turisticamente ou, ao menos, conseguem se colocar no mapa do turismo por causa delas. Em Minas Gerais não faltam exemplos de cidades assim. Conhecidas e reconhecidas no Brasil inteiro por ter mantido o seu conjunto arquitetônico de pé e bem conservado. Entram, assim, na rota do turismo e toda a cidade ganha com isso, hotéis, comércio. É um ciclo fantástico.

Mas, em Friburgo há um pensamento diferente, me parece. Nossos governantes buscam manter de pé apenas alguns pontos históricos. Não parecem pensar num todo. Afinal, não seria muito mais interessante que os casarões e sobrados do entorno das praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa fossem mantidos de pé? O valor do conjunto histórico seria muito maior e mais interessante culturalmente, imponente!

 Rua Oliveira Botelho, centro da cidade, após os imóveis virarem estacionamento

Entendo o lado do dono do imóvel antigo, sua área pode estar valorizada e ele pode querer vender, mas a Prefeitura deveria tombar tais imóveis, além da sua fachada apenas.Há muitos contras para donos de imóveis antigos, afinal, quase tudo que ele desejar fazer no imóvel tem que passar pelo crivo da Secretaria responsável, e ele muitas vezes tem que arcar com altos valores para manter ou reformar algo. Nesse ponto a Prefeitura deveria auxiliar, afinal é de interesse da cidade que tal imóvel mantenha-se de pé.

Enquanto nossos governantes tiverem a mentalidade tacanha de que, para existir uma cidade evoluída, é preciso colocar abaixo o velho, o histórico, a única maneira que teremos para contar a nossa história será através de arquivos de vídeos e fotos.

Fotos: Osmar Castro


Curta a página no Facebook facebook.com/NovaFriburgoemDebate
Visite o nosso site novafriburgodebate.blogspot.com.br
Siga-nos no Twitter twitter.com/nfriburgodebate
Inscreva-se no nosso canal no Youtube youtube.com/NFemDebate
Eduardo Trigo

Eduardo Trigo

De família friburguense, minha bisavó veio da Alemanha direto para a nossa Nova Friburgo, no começo do século XX. Prazer, me chamo Eduardo Trigo. Nasci na cidade do Rio de Janeiro e com 2 anos vim morar na Princesinha da Serra. São 26 anos vivendo e convivendo na cidade. Sou um apaixonado por animais. "Não compre, adote!" Sempre tive o pensamento para o coletivo. Desde muito cedo achei necessário externar algumas situações que a nossa população vive. E, andando pelas ruas da cidade sempre via uma situação que julgava ser algo que os nossos governantes poderiam resolver facilmente. Por isso, resolvi não ficar apenas nas lamentações e, em 2009, criei o Nova Friburgo em Debate, um espaço para a população Friburguense se unir e lutar pelos seus direitos. Apontando os problemas, mas também buscando soluções. Afinal Nova Friburgo, EU AMO, EU CUIDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mensagens que contenham palavras inapropriadas não serão aceitas.

Tecnologia do Blogger.